Entenda o que é um antivírus e sua função

Quem utiliza a internet sabe que para estar dentro da rede é primordial estar protegido contra os vírus, malwares e outros males que rodam nossas máquinas a todo instante.

 

images (1)

 

Por isso os softwares de antivírus são indispensáveis para qualquer pessoa que possua acesso a rede. Você compreende bem o que é um antivírus e para que ele serve?

O principal objetivo dos antivírus é a proteção do seu computador contra os arquivos e programas maliciosos da internet. Sua função é prevenir a entrada dos vírus e outros males na máquina, detectar as possíveis contaminações e exterminá-las.

Você pode imaginar a atuação deles como se fossem os soldados protegendo uma cidade com suas armas prontas para batalha a qualquer momento.

Set-Up-Your-Antivirus-Most-People-Don-t-and-Then-Blame-the-Antivirus-When-a-Bug-Gets-In-110

As armas que são utilizadas por nossos “soldados virtuais” são técnicas desenvolvidas para rastreamento e eliminação dos programas mal-intencionado. Repare que quando estamos utilizando nosso computador de vez enquanto nosso antivírus trabalha atualizando para ver se há novas formas de vírus na rede.

Algumas técnicas são utilizadas para fazer essas varreduras em nossa máquina. Citando algumas delas temos a técnica de verificação da assinatura, bloqueio de comportamento e a verificação heurística.

A verificação da assinatura é feita para averiguar por meio das características do arquivo (tamanho, seqüencia do código binário, etc.)  se o arquivo é ou não um malware. O vírus vai apresentar sua própria identidade e sua respectiva assinatura e essa assinatura e outras mais são o que o seu antivírus é preparado para reconhecer.

 

6201702-shield-antivirus-abstract-done-in-3d

O bloqueio de comportamento funciona da seguinte forma, ele analisa o comportamento dos programas para saber se há alguma ação suspeita ou não e caso haja algo do gênero esse programa vem a ser bloqueado.

Já a verificação heurística trabalha com a antecipada detenção do vírus sem antes possuir a determinada vacina para ele. Alguns anti-spam agem da mesma forma.

Para que haja então um trabalho realmente eficaz por parte dos programas de proteção são juntas essas técnicas e outras mais num só programa e ainda assim, como há vírus, malwares e outra infinidade de códigos  maliciosos na net por isso é tão necessária a atualização do seu antivírus todos os dias bem como manter sempre ligada a proteção ativa no seu computador.

Queremos lembrar ainda que na verdade você é o principal antivírus para o seu computador porque cabe a você navegar com consciência e estar atento para as possíveis ameaças.


Leave a Reply